Eng. Agostinho Vuma

Eng. Agostinho Vuma

Portal CTA: COVID-19

A

Pandemia da COVID-19 representa um choque sanitário global que assola o mundo desde Dezembro de 2019, tendo eclodido na Cidade de Wuhan, China, a partir de onde propagou-se para vários países do mundo, incluindo Moçambique. As consequências desta pandemia reflectem-se, não somente na saúde pública, mas, também, no nível de actividade económica, que vem sofrendo abrandamento sistemático, dia após dia, traduzindo-se em consequências negativas para o crescimento económico e para o nível de emprego.

No caso concreto de Moçambique, o impacto económico desta pandemia tem se reflectido directamente nos negócios do sector empresarial por via da redução do volume de receitas, aumento dos custos de produção, escassez de oportunidades de negócios e disrupção das cadeias de valor. As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) figuram como as que mais se ressentem dos efeitos desta pandemia, devido às fragilidades estruturais a si inerentes, que as tornam incapazes de sobreviver num contexto altamente conturbado como este.

É neste contexto que a CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique, disponibiliza a presente página, em parceria com a GIZ, com o objectivo de facilitar o acesso à informação sobre a pandemia da COVID-19 no sector empresarial que, muitas vezes, precisa dela para tomar decisões. Queremos oferecer, aqui, uma plataforma para monitorar os impactos na economia moçambicana, privilegiando uma perspectiva de análise quantitativa, assente numa abordagem metodológica que contempla uma amostra de um total de 500 empresas geograficamente distribuídas por todas províncias do País e representativas de todos sectores de actividade económica.