CAMPANHA DO SECTOR PRIVADO PARA A PREVENÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE APOIOS

APOIO DA MCNET NA EXPANSÃO DE SERVIÇOS LABORATORIAIS EM NAMPULA

Evite aglomerações

Evitar aglomerações é uma das principais formas de prevenir a disseminação do novo Coronavírus.

Fique em casa

O ideal é permanecer em casa durante o período mais crítico da infecção.

Lave as mãos

Lavar as mãos pode ser uma das melhores formas de proteger sua saúde e de sua família.

Cubra se tossir

Ao tossir ou espirrar, cubra boca e nariz com um cotovelo flexionado ou use um lenço de papel, que deve ser deitado fora imediatamente no lixo

Use máscara

Uso massivo de máscaras pode impedir segunda onda de covid-19.

Limpe Objectos

Limpar regularmente superfícies como mesas e balcões, ou objetos como telefones e teclados com desinfetante.

Girl

Algumas Questões e Respostas sobre Corona Virus (Covid-19)

01. O que é um coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou seres humanos.  Vários coronavírus são conhecidos por causarem infecções respiratórias em seres humanos, que variam de constipação normal a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto muito recentemente causa uma doença chamada de coronavírus COVID-19.

02. Como COVID-19 se propaga?

Os dados mostraram que eles se espalham de pessoa para pessoa entre aqueles em contato próximo (a cerca de 2 metros). O vírus se espalha por gotículas respiratórias liberadas por alguém infectado pelo vírus.

03. Quais são os Sintomas da COVID-19?

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço, tosse seca e dificuldade respiratoria. Alguns pacientes podem sentir dores, congestão nasal, prurido no nariz, garganta inflamada ou diarreia. Estes sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e sentem-se bem. A maioria das pessoas (cerca de 80%) recupera-se da doença sem precisar de tratamento de suporte. Cerca de 1 em cada 6 pessoas infectadas pelo COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldades respiratórias. As pessoas idosas e pessoas que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doença grave. Cerca de 3.4% das pessoas com a doença morreram. Pessoas com febre, tosse e dificuldades respiratórias devem procurar cuidados médicos.

04. Quanto tempo leva a incubação do COVID-19?

O "período de incubação" significa o tempo entre a infecção pelo vírus e o início dos sintomas da doença. A maioria das estimativas do período de incubação do COVID-19 varia de 2 a 14 dias, geralmente cerca de cinco dias. Estas estimativas serão actualizadas à medida que mais dados estiverem disponíveis.

06. Existe uma vacina, medicamento ou tratamento para o COVID-19?

Ainda não. Até agora, não existe vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar o COVID-2019. Contudo, as pessoas afectadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doença grave devem ser hospitalizadas. A maioria dos doentes com COVID-19 recupera-se com medidas básicas de apoio.

Possíveis vacinas e alguns tratamentos medicamentosos específicos estão a ser investigados. Estão a ser testados através de ensaios clínicos. A OMS está a coordenar esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para prevenir e tratar o COVID-19.

As formas mais eficazes de proteger a si e aos outros contra o COVID-19 são: lavar frequentemente as mãos, cobrir a boca e o nariz com a curva do cotovelo ou lenço ao tossir ou expirar, manter uma distância de pelo menos 1 metro (3 pés) das pessoas. Para mais informações, vide as medidas básicas de protecção contra o novo coronavírus.

X